Pular para o conteúdo

Alfresco – Configuração de envio de emails / outbound

Ao iniciar um fluxo de trabalho no Alfresco, você tem a opção de marcar para o destinatário receber um email de aviso, o que é muito útil, pois nem sempre o usuário está logado, e por consequência perder o prazo que lhe foi dado. O Alfresco community não facilita muito a configuração dessa funcionalidade. A documentação é bem completa, porém dando apenas o exemplo do gmail, o que nem sempre é liberado e/ou viável para algumas organizações.

Saliento que testei 3 configurações diferentes com sucesso:

  • superdominios
  • locaweb
  • gmail

Primeiramente, você deve editar o arquivo de configuração do Alfresco , chamado alfresco-global.properties, que no meu caso está no seguinte diretório:

Tanto no Linux quanto no Windows, o arquivo fica dentro da pasta tomcat/shared/classes , verifique aonde o seu está localizado e use seu editor favorito.

No final do arquivo ou onde desejar, acrescente:

agora, acrescente um dos  scripts de configuração logo abaixo:

Notou que um usa smtp e o outro smtps?

Salve o arquivo e reinicie o servidor, você deverá receber um email de teste automaticamente!

Agora, toda vez que for iniciado um fluxo de trabalho:

você irá receber um email de notificação.

Teste com outros servidores!

Compartilhe se te ajudou.

Roberto Alves

Administrador de Empresas (2012) com especialização em Administração Financeira e Orçamentária (2019) , MBA em Agronegócios (2021) , especialista em Gestão de Pessoas (2022) e Six Sigma Green Belt, é apaixonado por BI e melhoria de processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *